SBT - Sistema Brasileiro de Televisão SBT Ao Vivo

Relembre o programa Disney CRUJ

Data de Publicação 26/02/2016

Relembre o programa Disney CRUJ
Data de Publicação 26/02/2016

“Somos ultrajovens e merecemos respeito!”. Este foi um dos bordões do CRUJ que acompanhou por anos as noites de muitas crianças e jovens na telinha do SBT!

A programação infantil sempre foi um dos grandes destaques da grade do SBT. E não é para menos: a diversidade de programas e novelas que alegravam a rotina da criançada fez a infância de muita gente ser ainda mais completa e divertida. Um dos grandes acertos foi o Disney CRUJ – ou Disney Club -, que teve início em 1997 e foi apresentado até 2003, sendo marcado como um dos principais programas infantis de todos os tempos. Que tal reviver a seguir um pouquinho desse grande sucesso?

Uma tevê pirata.... De verdade!

Cansados de chegar da escola e ter de acompanhar uma programação exibida somente para adultos na tevê, os irmãos Juca e Guelé resolveram criar a TV CRUJ, cuja sigla significava Comitê Revolucionário Ultrajovem. Dessa maneira, eles poderiam fazer com que os seus desenhos favoritos fossem exibidos e, com isso, muitas crianças seriam beneficiadas. No entanto, eles tinham que manter o projeto em segredo. Por isso, a sede da tevê ficava escondida e, ao entrarem no ar, eles colocavam seus disfarces e utilizavam codinomes:  em frente às câmeras, Juca virava Caju e Guelé virava Chiclé.

Personagens divertidos

Macarrão (mais conhecido como Macaco, por conta da máscara que usava para se disfarçar) também era um dos grandes destaques da atração. Outra personagem que ganhou o carinho do público instantaneamente foi Malu, uma grande fã da atração que acabou descobrindo onde a sede da TV CRUJ se encontrava. A partir daí ela virou a Maluca, que também passou a ser uma das apresentadoras. Outros personagens marcantes foram Ana Paula (Pipoca), que usava um nariz de palhaço, e Frederico (Rico), cujo disfarce era uma máscara de buldogue. 

Fala, Caju!

O líder da turminha mais animada da tevê, Diego Ramiro (que interpretava Caju), conversou com a gente e contou o que achava de participar de um dos programas mais amados do Brasil. “Qual criança não quer ter uma tevê pirata, falar tudo o que pensa e viajar duas vezes por ano para a Disney? Apesar de ser um trabalho com muitas responsabilidades, a gente se divertia bastante nas gravações”, lembra com carinho. Ele ainda afirmou que os fãs continuam lhe reconhecendo nas ruas. “Eu adoro isso, pois todos mostram um carinho muito grande e, com isso, percebo que o programa foi importante na vida deles”. 

História marcante

Diego ainda contou uma história muito engraçada que ocorreu nos bastidores das gravações em uma de suas viagens para a Disney. “Estávamos saindo bem cedo para gravar no parque e a nossa equipe esqueceu no lobby do hotel um controle remoto, que era um objeto de cena do CRUJ (detalhe: era um dos hotéis mais legais e chiques da Disney!). Esse controle tinha toda a personalidade do nosso cenário: era composto por vários fios colados e chips externos, parecia um acionador de bomba amador, bem a cara de equipamento terrorista. Quando chegamos da gravação, o lobby do hotel estava fechado, com a presença da equipe do FBI e helicóptero, pois havia uma suspeita de bomba! E adivinha o que acharam que era uma bomba? Um simples controle remoto do CRUJ! Rimos muito, mas a produção teve que passar por interrogatório e explicar que aquilo era um simples controle cenográfico!”, se diverte.

PARA RELEMBRAR

Recentemente, os apresentadores da TV CRUJ estiveram presentes no The Noite, contando um pouquinho da rotina de gravações e de como era fazer parte de um programa tão especial.

CRUJ, CRUJ, CRUJ... TCHAU!

Texto: Paula Santana
Foto: Divulgação / SBT