SBT - Sistema Brasileiro de Televisão SBT Ao Vivo

NOTÍCIAS

Eliana

Fisioterapeuta Denise Gurgel ensina passo a passo da Shantala para Eliana

Publicado 05/06/2011
Neste domingo, 05 de junho, Eliana recebeu em seu programa a fisioterapeuta  Denise Gurgel para dar dicas sobre a Shantala, uma massagem milenar indiana e que pode ajudar a saúde do bebê.

Confira algumas dicas passadas por Denise Gurgel:



Quando começar Shantala

Geralmente após o primeiro mês de vida o bebê já está receptivo ao toque e a mamãe pode começar com crianças maiores também. É só separar um bom óleo de origem vegetal, deixar o ambiente bem quentinho e tirar a roupinha do bebê, inclusive a fralda.

Técnica

A mãe deverá sentar-se no chão com as costas e pernas eretas. O bebê ficará posicionado no colo, de frente para a mãe.
 
Se a primeira posição for desconfortável a mãe poderá escolher outra. Sentada no chão com os joelhos dobrados e as plantas dos pés unidas, na famosa posição de borboleta. O bebê ficará posicionado de frente para a mãe com a cabeça apoiada nos pés da mãe. Essa posição é muito interessante para os bebês que possuem refluxo gastro-esofágico.
 
Repita cada movimento da massagem entre três e cinco vezes.

Passo 1


Com as mãos espalmadas no centro do peito deslize abrindo-as em direção aos ombros.
 

Passo 2

Vire o bebê de lado. Envolva o braço do bebê com a mão, como um bracelete e deslize a mão do ombro em direção ao punho. Alterne as mãos.
 

Passo 3

Massageie a mãozinha da palma em direção aos dedos. Abra e feche cada dedinho e passe sua mão na palma da mão do bebê. Repita o mesmo movimento do braço em bracelete e a massagem nas mãos do outro lado, virando o bebê.
 

Passo 4

Com o bebê de barriga para cima, segure-os pelos pés. Deslize longitudinalmente por toda a barriguinha do bebê, de cima para baixo.
 

Passo 5

Agora é a vez da perninha! Como um bracelete envolva com as suas mãos o quadril e tornozelo do bebê e deslize do quadril em direção ao tornozelo. Alterne as mãos.
 

Passo 6

Massageie o pé do centro da planta em direção a cada dedinho. Estique cada dedinho, massageando-o e deslize toda a mão pelo pé do bebê na planta e dorso do pé. Repita os movimentos na outra perna na outra perna. Primeiro o movimento de bracelete e depois no pezinho.

Passo 7

Posicione o bebê transversalmente as suas pernas de forma perpendicular as suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo. As suas mãos partirão da região cervical do bebê e deslizarão num vai e vem até o bumbum, depois suba fazendo o mesmo movimento.
 

Passo 8

Retorne para a posição inicial, e massageie o rosto. Do centro da fronte em direção as têmporas, do nariz em direção as laterais e acima dos lábios.

Passo 9

Abrace seu bebê e fique um pouco sentindo o calor do seu corpo, depois é hora de completar o relaxamento e retirar o excesso de óleo! O banho de imersão em água morna  poderá ser feito na banheira de uma forma que apenas a cabeça do bebê esteja para fora da água. Faça movimentos leves e suaves de vai e vem para que o bebê relaxe mais ainda! Depois da massagem e do banho com certeza o bebê mamará e tirará uma soneca.

*Denise Gurgel é fisioterapeuta materno infantil especialista em Shantala

Eliana vai ao ar aos domingos, a partir das 15h, no SBT!