SBT - Sistema Brasileiro de Televisão

NOTÍCIAS

Aventura Selvagem

Richard nada com jiboia em rio de Espírito Santo; assista

Publicado 1/6/2010
Cheio de coragem, Richard Rasmussen explorou uma importante restinga, em Guarapari, no Espírito Santo, no Aventura Selvagem do último sábado, 29 de maio. Foi no Parque Estadual Paulo César Vinha que ele revelou os motivos para que esse ecossistema saia do esquecimento em que se encontra.

+ Assista ao programa na íntegra!

Logo de cara, o Richard viu um papa-vento, lagarto com hábitos semelhantes aos de macacos. Tranquilo, ele subiu nas mãos do aventureiro, que aproveitou para exibir toda a beleza do animal. Depois Richard mostrou a diversidade da vegetação e andou por lugares onde turistas não chegam. No entanto, a urbanização começa a tomar conta da região e, infelizmente, contribui para o desaparecimento de boa parte da restinga e toda a importância que ela carrega.

No alto de uma árvore, um ouriço arisco tentou fugir das lentes da equipe. Mas o Richard escalou até o limite para contemplar esse curioso roedor cujo corpo é coberto de espinhos.

O solo e as plantas da região criam um ambiente favorável aos pequenos répteis e anfíbios. Eles se escondem nas bromélias, que retém as águas da chuva e criam um mini-ecossistema em seu interior. Claro que o aventureiro não deixaria de mostrar alguns dos habitantes dessas plantas: a famosa perereca cabeçuda, que fecha a bromélia com a própria cabeça para evitar a entrada excessiva de água. E também uma mini-perereca que depende exclusivamente dessa planta para sobreviver.

Mas outra surpresa apareceu no interior das bromélias: um filhote de jararaca escondidinha e preparada para mais uma refeição. Quem sabe não será a perereca?

Richard mostrou também que infelizmente não é só de belezas naturais que o parque é cercado. Os maus hábitos da população que vive no entorno do Parque Estadual Paulo César Vinha podem devastar em dias o que a natureza demorou anos para construir. Um pequeno incêndio, em restos de lixo, contou com a ajuda do Richard para ser controlado.

Na hora de ver os bichos de hábitos noturnos, um enorme gafanhoto roubou a cena com sua variedade de cores fortes e brilhantes. Por ali também apareceu uma salamanta que aproveitou a escuridão para procurar alimento. É uma serpente interessante e diferente com sua pele oleosa que ao receber luz reflete as cores do arco-íris.


Sabrina Martins/TXAI

Só que o melhor aconteceu na manhã do dia seguinte. Dentro de um caiaque, o aventureiro teve seu momento mais selvagem: ele encontrou no meio da água uma enorme jiboia nadando. Depois de vários botes e bafos, Richard conseguiu colocá-la no caiaque para ir até a margem e mostrá-la mais de perto. Não foi uma tarefa fácil... Tanto esforço rendeu um momento único na televisão brasileira: o Richard e a jiboia nadaram lado a lado em águas cristalinas, proporcionando ao telespectador um espetáculo inédito onde é possível ver o homem em total sintonia com a natureza.

+ Quer viajar com o Richard para o México? Saiba como!

Aventura Selvagem vai ao ar sábado, às 22h15, no SBT!

SOBRE O SBT

GRUPO SILVIO SANTOS

Fechar Barra